Previsão do Tempo

Hoje

Conferência intermunicipal debate principais demandas para o futuro da Educação

03/12/2021

No dia 27 de novembro aconteceu em Sertão a Conferência Intermunicipal de Educação preparatória à Conae/2022. O evento aconteceu no Centro Cultural 5 de Novembro e foi uma realização conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação de Ipiranga do Sul e de Sertão.

A Conferência Intermunicipal teve como objetivo a preparação à Conferência Estadual de Educação, que acontecerá em abril de 2022, e para a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022, que acontecerá em novembro de 2022. Esta que será em Brasília e terá como tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.”

Participaram do evento os representantes dos dois municípios de escolas, Secretarias Municipais de Educação, Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, Poderes Executivo e Legislativo, além do Instituto Federal e comunidade.

Para promover a reflexão e o debate a respeito dos rumos da educação esteve palestrando o professor Darci Bueno, acessor técnico da Simae que abordou o tema proposto para o evento, “Inclusão, Equidade e Qualidade”, ele que presta assessoria aos municípios numa parceria com a Sicredi.

Entre as principais preocupações debatidas no evento estiveram os aspectos favoráveis do que é vivido hoje nas escolas e o que ainda precisa ser melhorado. A preocupação com a educação do futuro no que envolve as tecnologias, a conectividade e a necessidade de se criar um sistema Nacional de Educação. Além do debate de novas ideias que contribuirão para a elaborar o novo Plano Nacional de Educação (decênio 2024/2034).

A parte cultural do evento contou com a apresentação da Invernada Artística do CTG Herança dos Tauras de Ipiranga do Sul e dos alunos da Oficina de Violão do AABB Comunidade de Sertão.

As autoridades presentes destacaram a importância do momento para a preparação da Conae/2022. Estiveram representando Ipiranga do Sul o vice-prefeito Fabiano Luiz Klein, o secretário de Educação Dejair Pasa, a coordenadora do Conselho Municipal de Educação Dineia Casanova e a coordenadora da Conae Tatieli Rodighiero Hahn. De Sertão o vice-prefeito Valmir Bocalon, a secretária de Educação Rosana Serro Rossatto, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Marines Serro Alegria e o Presidente do Fórum Municipal de Educação de Sertão Alex Luís Emiliavaca.

Fotos: Divulgação